Bem-vindo, visitante

SOMANDO HÁ 25 ANOS

Publicado em 04/02/2023

Referência em consultoria de RH, a SOMA continua oferecendo as melhores soluções de recrutamento e seleção para as empresas

SOMANDO HÁ 25 ANOS
Equipe SOMA

Do sonho de capacitar e desenvolver pessoas, nasceu a SOMA Desenvolvimento Humano — consultoria de RH especializada em encontrar e avaliar profissionais (recrutamento e seleção, hunting, executive search e assessment) localizada em Brasília. Tudo começou em fevereiro de 1998, quando a sócia fundadora quis inovar e trazer, para a capital brasileira, uma consultoria diferenciada com atendimento personalizado com foco em vagas e avaliações de profissionais com nível executivo.

De lá para cá, o time SOMA cresceu e conquistou diferentes parceiros e empresas por todo o Brasil, com um só objetivo: encontrar, avaliar, desenvolver e transformar pessoas, ajudando as empresas a obterem os melhores talentos e auxiliando os profissionais a alcançarem sua potencialidade máxima pessoal e profissionalmente. E como estamos falando sobre transformação, a SOMA também tem soluções inteligentes para potencializar, humanizar e melhorar a gestão das empresas.

Por isso, é oferecido uma variedade de serviços, como Atração de Talentos (Recrutamento e Seleção), Executive Searc / Hunting, Assessment e Assessoia de Carreira, Consultoria Organizacional, Desenvolvimento de Essentials Skills, Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento (AD), Cultura e Clima Organizacional, para proporcionar soluções aos clientes, levando-os a melhorarem seus resultados. Aqui, acreditamos que o desenvolvimento humano é a chave para o sucesso em qualquer área da vida das pessoas e das organizações.

EQUIPE DE SUCESSO

A SOMA Desenvolvimento Humano consta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, com vivência em grandes empresas nacionais e multinacionais, que trabalham em conjunto para entender as necessidades de cada cliente e oferecer soluções personalizadas e eficazes.

Com a experiência diferenciada de cada consultor, a equipe é capacitada e treinada constantemente para acompanhar as tendências, técnicas e ferramentas de ponta para atender sempre com a melhor opção à sua empresa.

O que os profissionais da SOMA oferecem:

  • Conhecimento abrangente do seu mercado e do seu negócio;

  • Entendimento amplo das suas necessidades;

  • Atendimento personalizado;

  • Resultado e foco direcionado na busca de profissionais aderentes à cultura de cada empresa.

O QUE A SOMA OFERECE À SUA EMPRESA

A Soma Desenvolvimento Humano oferece inúmeros benefícios para profissionais, mas principalmente para as empresas. Aqui estão alguns dos benefícios que nossos clientes têm experimentado:

Para empresas:

  1. Busca e avaliação dos melhores profissionais: A SOMA faz hunting e um verdadeiro mapeamento de mercado dos profissionais mais aderentes ao perfil de cada cliente

  2. Promove melhoria do desempenho da equipe: Desenvolvimento de Skills e Programas de Desenvolvimento de Liderança e uma Consultoria em Clima e Cultura Organizacional, deixando os colaboradores engajados e com melhor performance

  3. Autoconhecimento e alta motivação da equipe: a SOMA oferece soluções para aumentar a motivação da equipe e a capacidade de se autoconhecer, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo, harmonioso e produtivo

  4. Soluções personalizadas: cada pedido é confeccionado para atender às necessidades únicas de cada cliente

  5. Consultoria estratégica: tudo é feito para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios e aumentarem sua eficiência operacional, deixando cada área focada no que realmente é importante.

Para profissionais

  1. Melhoria de habilidades e competências: a SOMA oferece programas de desenvolvimento através de mentorias, capacitação e outros para ajudar as pessoas a alcançarem seu melhor potencial e resgatarem sua autoconfiança

  2. Superação de desafios pessoais: são oferecidos planos de carreira para ajudar as pessoas a superarem desafios pessoais e alcançarem seus objetivos.

  3. Crescimento pessoal: a equipe SOMA ajuda as pessoas a crescerem pessoalmente, aumentando sua autoconfiança e realização pessoal e profissional.

  4. Desenvolvimento e direcionamento de carreira: A SOMA tem soluções específicas para ajudar profissionais a direcionarem adequadamente suas carreiras, aumentando sua satisfação profissional.

LINHA DO TEMPO 

1998

A SOMA Desenvolvimento Humano foi criada para trazer uma forma diferenciada e personalizada de trabalhar, além de fortalecer o mercado local em Brasília, o Executive Search. Para isso, contou com a expertise de sua sócia fundadora, que atuava como Gerente de Recursos Humanos em uma multinacional do segmento de mineração. Essa empresa lhe deu o primeiro grande contrato e foi seu cartão de visita para o início de uma história de sucesso.

1999

Com o andamento a todo vapor do processo de privatização das empresas de telecomunicações realizado pelo governo brasileiro, vários novos contratos foram firmados e a SOMA se estabeleceu como uma forte parceira de empresas desse segmento na busca e atração de executivos para atuarem em Brasília. Paralelamente, ganhou sua primeira licitação para prestação de serviços junto ao Governo, para desenvolver e implantar metodologias de seleção estruturadas para diversos cargos.

2000

Diante ao excelente resultado obtido em sua prestação de serviço, a SOMA estendeu o Recrutamento e Seleção de Pessoas para cargos de nível superior e técnicos especializados. Seus clientes aumentavam cada vez mais por uma busca espontânea e também em decorrência da atuação personalizada junto a cada cliente

2001-2003

Nesse período, a SOMA abriu participação na sociedade com o ingresso de uma sócia. Iniciou-se, então, uma nova fase com foco na área comercial, desenvolvimento técnico e tecnológico. Com uma equipe de consultoras especializadas, os serviços foram ampliados e novos grandes clientes conquistados.

2004-2005

Ocorreu a inauguração da nova sede da SOMA, aumentando o conforto tanto para os clientes quanto para a equipe da empresa, além de novo incremento no parque tecnológico com a aquisição de equipamentos modernos.

2005-2007

Introdução de prestação de serviços em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas em empresas de grande porte. Alteração na sociedade com o ingresso de uma das Consultoras Sênior da SOMA, que após 5 anos atuando com hunting e Executive Search, assumiu a área de negócios da empresa.

Com know-how que detém do nosso core business, iniciou-se mais uma fase de crescimento e desenvolvimento dos nossos serviços, aumentando a carteira de clientes através de um trabalho de prospecção de novas empresas e fidelização contínua dos nossos clientes.

2008-2009

A SOMA estendeu sua atuação para o mercado de São Paulo e ampliou seu networking, o que possibilitou a realização de trabalhos tanto na prospecção de clientes quanto na identificação de executivos para diversos segmentos. Modernização do site da empresa, proporcionando ampliação no cadastro de executivos, desenvolvimento de sistema próprio para Recrutamento e Seleção de Pessoas e implantação do serviço de PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração).

A Crise financeira de 2008, uma das maiores crises do século XXI, abalou todo o mundo e com a SOMA, não poderia deixar de ser diferente, pois somos uma espécie de “termômetro” do cenário econômico e financeiro. Contudo, não nos impediu de continuarmos atuantes e fortes no mercado.

2010-2012

Com o crescimento da empresa, mais uma de nossas Consultoras Sênior, ingressou como sócia para desenvolver a gestão da equipe técnica. Após seus 8 anos de trabalho na SOMA, adquiriu grande conhecimento do negócio e da metodologia de trabalho; Sua gestão como líder permite que nossa equipe atue de forma alinhada com os objetivos e expectativas dos clientes, sempre fornecendo feedbacks e follow up constante.

2012-2014

Desenvolvimento de parcerias em diversas regiões do Brasil, permitindo atuação da SOMA em todo território nacional. Reforma do espaço físico para melhor atendermos nossos clientes e ampliação de sua rede de relacionamento ao nível nacional.

2014-2017

Apesar da Crise econômica brasileira de 2014/2017, com quedas de 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016 do PIB do país, a SOMA persistiu apostando na sua entrega de qualidade e com novas estratégias, reduzindo despesas, inovando em ferramentas, metodologia e equipe. Assim, fidelizou e solidificou ainda mais suas parcerias e clientes

2018-2019

Fortalecida e reinventada após a crise financeira, a SOMA investiu fortemente em sua estrutura. Modernizou o layout, móveis e o parque tecnológico. Criou um ambiente mais acolhedor, leve, com melhor circulação e conforto para os colaboradores, clientes e todos os stakeholders.

2020 - 2021

Concluímos as obras da nossa sede em Brasília no início de 2020 e, na sequência, vivenciamos a pandemia da COVID-19. Apesar de não haver no mundo um business plan apropriado, pois ninguém previa tal momento devastador, a saúde financeira da SOMA e sua atuação conservadora nesse âmbito, foi primordial para vencermos as incertezas e inseguranças do mercado. Foi uma reconstrução de conhecimento e experiência, um “reinventar” disruptivo, onde o investimento nas pessoas, nas mídias e na gestão, nos permitiu sobreviver a este cenário.

Apesar do distanciamento pandêmico, utilizando-se dos recursos e serviços tecnológicos, mantivemos a agilidade nas ações e a humanização na gestão da equipe, mantendo a qualidade na prestação de serviços.

Com visitas constantes aos nossos colaboradores (respeitando todas as normas do Ministério da Saúde), mantivemos uma união calorosa e diferenciada com a equipe, mantendo-a engajada e altamente comprometida. Tal gestão, proporcionou resultados positivos na SOMA e principalmente nos clientes.

2021 foi o melhor ano da SOMA nestes quase 24 anos de existência. Nosso planejamento é de crescermos ainda mais.

2022

Lembrando que a qualidade em nossa prestação de serviços sempre foi e é nosso maior diferencial, a SOMA elaborou novas estratégias expandindo sua estrutura organizacional. Neste sentido, abriu participação societária para um novo sócio, somando e fortalecendo significativamente as áreas financeira e de tecnologia.

Além disso, inovamos as ações na área comercial e de relacionamento com o cliente, objetivando melhor approach, atendimento e fidelização.

Estas transformações tiveram repercussão extremamente positivas, sendo concretizada em números e principalmente em satisfação dos clientes internos e externos.

2023

A SOMA comemora 25 anos de atuação no mercado nacional e hoje é referência no segmento. Atualmente com uma carteira de clientes fiéis e satisfeitos e uma equipe coesa e competente.

Gratidão a todos que fizeram e fazem parte dessa história de sucesso. Agradecemos a cada candidato, cada cliente, cada profissional, que constrói a SOMA todos os dias e torna nosso trabalho e resultado cada vez mais gratificante.


Posts relacionados