Bem-vindo, visitante

A IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO PARA AS EQUIPES

Publicado em 29/12/2022

Além de aumentar a produtividade dos colaboradores, ela vai trazer bons resultados para as empresas

A IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO PARA AS EQUIPES
Gestão de equipe

Ter um time engajado, produtivo e motivado é o que qualquer empresa procura. Entretanto, não são todas que conseguem manter o ritmo 100%. É aí que entra a gestão de equipe — série de boas ações para aperfeiçoar o alcance dos colaboradores, sempre pensando na melhoria da performance. Aqui, o objetivo não é o desenvolvimento individual do ser humano, mas o conjunto, ou seja, em equipe.

A gestão de equipe, além de manter o grupo de colaboradores em constante evolução, vai ser um facilitador para o sucesso da organização. Isso acontece, pois o bom planejamento vai envolver diferentes estratégias para evitar conflitos entre as pessoas, relações abusivas e/ou tóxicas; o relacionamento saudável como empresa e muito mais. Tudo isso para transformar o que há de melhor em cada colaborador, convertendo em bons frutos.

E para fazer isso acontecer da melhor forma, a gestão de equipe vai ser a principal aliada. O segredo não está em contratar o melhor profissional para uma determinada demanda, mas sim em como saber identificar e direcionar talentos para o bem coletivo.

“A gestão de equipe vai fortalecer os grupos de colaboradores, mantê-los motivados e engajados com o propósito da empresa. Isso vai refletir na produtividade do trabalho, do trabalho conjunto, na qualidade etc.”, explica a CEO da SOMA, Rose Mary Barbosa.

Além de criar esse espaço acolhedor para os colaboradores, dando motivos para estarem engajados com os objetivos da empresa, a gestão de equipe vai fortalecer a cultura organizacional de uma organização, reduzir a rotatividade entre colaboradores, construir times cada vez mais experientes e, claro, promover a troca de aprendizagens e experiências.

Quem faz a gestão de equipes na empresa?

A gestão de equipe é conjunta, mas precisa de um líder nato para direcionar o time sempre da melhor forma. É um papel de liderança, onde o gestor vai conseguir introduzir e executar estratégias para a realização das atividades com excelência.

Segundo o SEBRAE, “o gestor de equipes ideal apresenta características importantes de liderança, que focam a prioridade de seu trabalho não na resolução de problemas e na tomada de decisões de curto prazo, mas na forma como a realização de cada atividade impacta o negócio a longo prazo”. Além disso, não precisa ser um cargo específico para ser gestor de equipes. Dependendo do tamanho da organização e da estrutura organizacional, os gestores de equipe podem ser diversos, mesmo sem a formação específica.

A realização da boa gestão de equipe

Agora que já explicamos um pouco, o que é a gestão de equipe, separamos algumas dicas para fortalecer os melhores resultados na empresa. Veja:

Comunicação é tudo

A boa gestão de equipe vai adotar um espaço de diálogo aberto entre colaborador e gestor. Seja em grupo ou individualmente, é preciso manter uma relação saudável, onde cada um consiga expressar ideias, anseios, opiniões, sugestões de melhorias etc.

A prática, além de auxiliar o gestor a reconhecer talentos, vai criar uma conexão de confiança entre todos, e isso vai refletir no funcionamento geral da empresa.

Feedback

Puxando o gancho da boa comunicação, o feedback também é primordial para o relacionamento saudável de uma empresa e a boa gestão de equipe. Através desta troca, o gestor e colaboradores vão encontrar caminhos para aprimorar habilidades das equipes, fortalecer fraquezas e muito mais.

E é importante salientar: feedback não é desabafo, tampouco um momento para apontar falhas etc. Para Rose Mary, Sócia da SOMA “as devolutivas existem para ajudar a equipe a melhorar e se desenvolver. O objetivo não é fazer crítica pela crítica, mas sim apontar caminhos para o crescimento profissional do colaborador e da empresa”.

O segredo, para ela, é ter empatia, cuidado e sensibilidade.

Constante evolução 

Oferecer capacitações e treinamentos são pontos importantes para o crescimento da equipe. Além de aperfeiçoar o que cada um já sabe fazer, isso vai ser uma forma de prestigiar os colaboradores e abrir oportunidades de crescimento em uma empresa.

Recompensas 

Os colaboradores esperam coisas reais. Nós já falamos dos feedbacks, da valorização deles, mas também é preciso pensar no bem-estar de cada um. Pode ser uma promoção, aumento de salário, benefícios, como um vale-cultura. E se o financeiro estiver apertado, pode ser adotado um sistema com dias de folga, redução da carga horária e muito mais!

Benefícios da gestão de equipe

  • Aumento da produtividade;

  • Fortalecimento do trabalho em conjunto e maior interação entre colaboradores;

  • Criação, redesenho ou fortalecimento da cultura organizacional;

  • Retenção de talentos;

  • Inclusão.



Posts relacionados