Bem-vindo, visitante

O QUE ESTARÁ EM ALTA EM 2023

Publicado em 16/01/2023

Cargos de liderança e tecnologia apontam crescimento para este ano e você precisa estar preparado. Conheçam eles.

O QUE ESTARÁ EM ALTA EM 2023
Trabalho em equipe

O mundo corporativo continua em expansão. Mesmo com a recessão mundial, as empresas brasileiras estão otimistas para contratações profissionais em 2023. Áreas como a tecnologia, ESG, RH e logística lideram o ranking de cargos mais procurados pelas empresas e não é por acaso. De acordo com Lucas Toledo, diretor-executivo do PageGroup, em entrevista à Exame, as organizações estão de olho no futuro.

“Elas estão em busca de profissionais que possam contribuir com uma gestão mais eficaz, na melhoria da produtividade e na expansão de negócios”, comenta o diretor-executivo. 

Para aproveitar o início de mais um novo ciclo com o pé direito, a Exame mapeou as principais tendências que vão bombar este ano. As informações seguem os levantamentos realizados pela PageGroup e valem para os próximos anos também. Confira: 

Tecnologia da Informação

Gerente de Dados e Análises

Em alta no mundo empresarial, o cargo cresceu devido à digitalização nas empresas. A área, além de fazer mapeamentos seguindo os dados, se tornou estratégica para garantir maior assertividade para conduzir os negócios.

Para a vaga, o profissional precisa ter visão de negócio e facilidade para resolver “pepinos” utilizando os dados. Além disso, é preciso ter entendimento de estatística e será um diferencial conhecimentos em machine learning e cloud

O profissional apto vai ser responsável por cuidar e liderar equipes que atuam com a engenharia, arquitetura e análise dos dados, para gerar visões, estratégias e soluções de negócio baseados em dados verdadeiros.

Engenheiro de Software

Com os avanços das novas tecnologias, o crescimento das plataformas e produtos digitais, o engenheiro de software continua sendo uma área em ascensão no mercado. Essencial para as empresas, o profissional é um programador de computador, ou um desenvolvedor de software, que vai determinar processos e tecnologias a serem utilizados em uma organização. 
Para o cargo, é preciso ter formação em Tecnologia, programação ou áreas ligadas. E se você quiser se destacar na área, as formações e conhecimentos complementares serão essenciais. Aposte em estudar as diferentes linguagens de programação, banco de dados, cloud, além de ter boa capacidade para raciocínio lógico.

Especialista em Segurança da Informação (Cybersecurity)

Para garantir a integridade das informações e o fortalecimento da LGPD, o profissional de segurança é um cargo essencial para manter a gestão de dados segura. Dentro das empresas, ele vai ser responsável por interagir com as diversas áreas para compreender a interdependência e requisitos de cibersegurança, elaborando e mitigando quaisquer ameaças no sistema.  

O profissional que deseja se aventurar por essa área, deve ter experiências em soluções de cibersegurança, além da implementação de medidas de segurança para dados, redes, sistemas e dispositivos.

ESG

Diretor de Sustentabilidade - CSO (Chief Sustainability Officer ou Chief ESG Officer)

ESG não é só uma tendência, mas uma realidade que precisa ser seguida em todo o mundo. É por isso que as empresas vão apostar, ainda mais forte este ano, em medidas sustentáveis, sociais e governamentais dentro dos seus negócios. A área que cuidará deste segmento, vai ser responsável por criar as políticas de governança e ações sociais das organizações. 

Além disso, vai ser apta a responder pela construção de políticas, metas, gestão de stakeholders, além de atuar de forma estratégica para reportar o CEO ou o conselho de administração das empresas. Tudo pensado para garantir o cumprimento de normas, execuções e o envolvimento em certificações e preparação dos relatórios de gestão.

Por se tratar de um cargo “fresquinho” no mercado, os profissionais devem possuir conhecimentos e experiências mistas, principalmente na área de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Perfis com experiência em marketing, finanças ou até em RH, também podem se encaixar.

Recursos Humanos

Business Partner ou BP

Você conhece este cargo? O profissional é responsável por identificar e implementar soluções de recursos humanos para não só fortalecer, mas garantir adesão às estratégias, políticas e procedimentos da empresa. E isso inclui aquisição e desenvolvimento de talentos, soluções e política de remuneração, benefício e desenvolvimento de carreira. A ideia principal é transformar a cultura da empresa e deixá-la mais próxima da área de negócios. 

Para fazer parte desta área, o profissional deve ter uma atuação forte em RH, com sólida experiência e formação em desenvolvimento, assim como a atuação em projetos de estratégias.

Líder de Aquisição e Administração de Talentos

Se estamos falando de Recursos Humanos, precisamos falar sobre quem vai unificar e desenvolver talentos para trazer mais sinergia e conexão entre colaboradores e empresa. Os profissionais da área, além de estruturar e implementar estratégias de atração e desenvolvimento de pessoas, vão fornecer às organizações uma visão mais analítica de pessoas.  

Para isso, eles precisam ter inglês avançado e uma carreira ampla em aquisição ou desenvolvimento de talentos. E se tiver vivência como Business Partner, melhor. É um perfil híbrido, onde o profissional tenha alta capacidade analítica e de estruturação de processos. 

Logística

Comprador

O mundo é globalizado e as alterações do mercado político e econômico internacional atingem as negociações e os custos dos materiais. É por isso que a carreira como comprador vai continuar sendo essencial, pois as empresas necessitam de profissionais com conhecimento em mercado exterior, negociações diretas e aí por diante.

Os candidatos para a área precisam ter habilidades de negociação, boa comunicação e facilidade com análise de dados e gestão de custos. Além disso, precisam estar antenados com as diferentes mudanças do mercado internacional para buscar as melhores soluções para as empresas. Ter conhecimento avançado em outros idiomas é um diferencial, especialmente no inglês. 


Posts relacionados