Dez Passos para Recrutamento e Seleção de Pessoas
Na hora de recrutar e selecionar colaboradores para empresas é necessário seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é definir o perfil do cargo através de um levantamento da descrição de competências técnicas e comportamentais, pois direcionará todo o processo seletivo. E ainda, definir as responsabilidades, experiência, formação e conhecimento, assim como, salário e benefícios a serem oferecidos.
Promover a divulgação da vaga nos sites da empresa, da consultoria contratada e outros especializados. A divulgação em redes sociais, principalmente no Linkedin, é obrigatória.
O próximo passo é a análise do currículo, redes sociais e portfólio do candidato, considerando a trajetória acadêmica e profissional, comparando o candidato com o perfil do cargo em questão.
A abordagem dos selecionados é outro passo primordial, onde identificamos a proximidade do candidato ao perfil do cargo, além do interesse dele pela oportunidade oferecida.
Na fase seguinte, faz-se necessário a avaliação do conhecimento técnico através de testes e/ou entrevistas. É nessa etapa que validamos o conhecimento presente no currículo e na abordagem e se correspondem aos exigidos para o desempenho do cargo.
Outra ferramenta, mas opcional, a depender do cargo é a dinâmica de grupo, promoção de games, capazes de avaliar o candidato em um processo de simulação de atividades. Essas atividades lúdicas permitem observar de uma forma lúdica(analítica), características atitudinais do candidato, prevendo suas ações futuras.
A etapa de entrevista comportamental (por competência) é imprescindível em um processo seletivo. É nela que, através das informações do candidato, podemos prever o seu desempenho futuro, baseado na análise do seu desenvolvimento profissional e pessoal, possibilitando identificar as competências aderentes ao cargo e à cultura da empresa.
A aplicação de testes psicológicos também é um instrumento de avaliação de perfil. Através deles, podemos avaliar, do ponto de vista científico, características do candidato.
Seleção de pessoas é um processos de comparação, logo, ao final da seleção, será realizado um ranking, onde ficarão três candidatos finalistas, aqueles mais próximos ao perfil do cargo para validação e definição do “dono da vaga”.
Apesar ser de fundamental importância, muitas empresas esquecem de dar retorno aos participantes do processo seletivo. Tal ação, transmite credibilidade à empresa, assim como evita malograr expectativas na pessoa e é uma demonstração de respeito ao profissional. Vale ressaltar que os passos elencados poderão ser realizados todas ou em parte, a depender do perfil do cargo.
(Rose Mary Barbosa da Silva - Revista FEBRADISK - Ed. 1)