Bem-vindo, visitante

RH DIGITAL: DIFERENÇAS E DESAFIOS

Publicado em 25/04/2020

RH DIGITAL: DIFERENÇAS E DESAFIOS

RH  DIGITAL: DIFERENÇAS E DESAFIOS
Artigo Publicado na Revista Febradisk - 7ª edição

RH Digital: Diferenças e Desafios

Não se pode falar de RH Digital ou de Gestão de Pessoas sem falar de People Analytics, que ao contrário do que muita gente pensa não é uma ferramenta, mas uma metodologia para nos ajudar a coletar, compilar e analisar dados sobre pessoas. Fica aqui já a dica do profissional do futuro e/ou atual: O Analista de Dados, onde o seu líder atuará de forma Exponencial, diferente do atual, totalmente Linear. Nesse novo mundo exponencial e digital, o planejamento é diário, sem medo de errar, com acompanhamento em tempo real em dashboards, para decisões ágeis. A nova gestão de pessoas leva em conta o PROPÓSITO e não metas, controles e comandos. Os profissionais são contratados sob demanda, de forma a dividirem o tempo com a família e em projetos diferentes e simultâneos, inclusive em empresas diferentes. São os já conhecidos “staff on demand”. Essa nova equipe atuará com base nesse propósito coletivo e individual. Teremos realizadores ao invés de fazedores. A gestão será comunitária com liberdade e responsabilidade com engajamento e o papel do líder será de apoiador,  direcionador, com ideias inovadoras e disruptivas.

Não temos mais como fugir dessa nova realidade, seria como abrir uma loja física em um shopping e não abrir uma virtual. Em breve, nem isso, pois talvez uma simples impressora já resolva tudo. Como então, trabalhar com Pessoas nessa nova realidade? Como tomar decisões e definir propósitos sem dados?

A diferença maior nessa era digital é que precisamos conhecer as tecnologias que estão à nossa volta, mas antes disso, precisamos de uma mudança de mindset e nos conectar às PESSOAS, pois, são elas que continuarão sendo os consumidores, motivo pelo qual existe e existirão todos os produtos e serviços. Então, vamos cuidar delas e de nós! Afinal, para se consumir será necessário o “trabalho" ou do que o futuro quiser chamar, mas sem elas, não há futuro. A transformação terá que ser primeiro em nós e rápido para acompanharmos essa nova realidade e com isso, ganharmos TEMPO para vivermos com melhor qualidade de vida e cuidando mais de nós e do outro. É o que devemos buscar, pois a tecnologia é para nos ajudar e tornar os processos e ações mais rápidas, senão, que sentido teria?

Logo, o maior desafio é ganharmos TEMPO para sermos mais humanizados. É a palavra da vez: “HUMANIZE" o tema do CONARH desse ano. O objetivo foi mostrar a importância do equilíbrio do lado humano x digital. Vamos ressignificar isso para não sermos no futuro apenas um “Dado”, com uma performance "x", resultado "y" e remuneração "z". Assim, seremos um “Dado” eliminado. Você está preparado para enfrentar essas diferenças e superar esses desafios? Se a sua resposta, assim como a minha, ainda é "não", corra comigo, porque o futuro é agora!!

(Rose Mary Barbosa da Silva - Set/2019 - Artigo publicado na Revista FEBRADISK - Ed. 7)

Saiba mais: https://issuu.com/revistafebradisk/docs/rf7_virtual


Posts relacionados