Bem-vindo, visitante

O Etarismo no Mercado de Trabalho

Publicado em 18/12/2023

O Etarismo no Mercado de Trabalho

A apresentadora Angélica, fala sobre o etarismo “atrapalhar” a vida profissional. Que existe sim, principalmente algumas marcas que vão priorizando as meninas jovens. E assim, procurando um novo espaço no mercado, um lugar de fala, acaba  tendo um propósito diferente aos 50 anos.


Pipa participante  do programa na Rede Globo, “No Limite” edição 2023, relata que foi eliminada justamente pelo rótulo que a sociedade coloca para as pessoas de 52 anos, etarismo é uma palavra nova sociedade , que muitas pessoas nem sabem o significado. Muito difícil uma pessoa de 52 anos fazer parte de uma competição de prova de resistência.


Uma pesquisa da empresa Ernst & Young e a agência Maturi de 2022, realizada em quase 200 empresas no Brasil, mostrou o perfil do mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos. A maioria das companhias pesquisadas tem de 6% a 10% de pessoas com mais de 50 anos em seu quadro funcional. Segundo o estudo, 78% das empresas consideram-se etaristas e têm barreiras para contratação de trabalhadores nessa faixa de idade .   


Segundo Litvak (fundador da agência Maturi ), a dificuldade de inserção no mercado de trabalho pode partir da própria pessoa, que se considera velha para procurar emprego. “Existe muito o que a gente chama de autoetarismo, que é a pessoa com preconceito até com a própria idade, por se achar velha e achar que aprender a fazer algo é coisa de jovem. O autopreconceito também é um erro porque hoje, vive-se muito [e a pessoa] não pode se limitar. Pelo contrário, juntar as experiências pode ser um grande diferencial”, afirmou.


Segundo Raquel (Gerente do Departamento de Pessoal dos Supermercados Super Pax Rede Economia), muitos clientes se identificam com colaboradores mais experientes, e a empresa fica bem-vista no mercado. Ao mesmo tempo, a convivência com os empregados mais jovens resulta em uma troca de experiências que agrada às duas partes. “Nessa troca de experiências, os jovens aprendem algumas coisas, levam outras e fica muito legal”, completou, informando que a rede tem nove lojas nas regiões norte e oeste da capital do Rio de Janeiro.


Posts relacionados