Bem-vindo, visitante

ANYWHERE OFFICE É TENDÊNCIA PARA AS EMPRESAS

Publicado em 29/12/2022

Novo modelo de trabalho tem ganhado força e conquista quem procura por qualidade de vida no serviço

ANYWHERE OFFICE É TENDÊNCIA PARA AS EMPRESAS
Anywhere office

Trabalhar de onde quiser, com o conforto de casa, o calorzinho à beira da praia ou o friozinho do sul do país. Em um passado não tão longe, este cenário era um pouco impossível. Mas com as adaptações nas relações de trabalho, o efeito das inovações tecnológicas e um mundo pós-pandemia, profissionais de diferentes áreas adotaram este novo ambiente como parte integral do seu expediente. É por isso que o Anywhere Office, ou “escritório em qualquer lugar” em livre tradução, se tornou um dos benefícios mais requisitados para quem está em busca de um novo emprego ou recolocação no mercado. 

Segundo um levantamento realizado pela PwC Brasil, em parceria com a PageGroup, 68% dos colaboradores brasileiros preferem o regime híbrido ou totalmente anywhere office. A pesquisa ouviu cerca de 1.000 pessoas.  Além disso, os profissionais destacaram o aumento da produtividade, com 87% das tarefas sendo feitas à distância sem dificuldade. 

Outro dado interessante é o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022. Nele, é estimado que existam 35 milhões de nômades digitais em todo o Mundo. Como se não bastasse, a expectativa é que esse número aumente e chegue a 1 bilhão de pessoas até 2035. 

A verdade é que a tendência desse modelo de trabalho remoto tem conquistado não só devido à flexibilidade de lugar, mas ao aumento da qualidade de vida do colaborador e muito mais.

Afinal de contas, o que é esse tal de anywhere office?

É um conceito novo, mas compreensível e amigável para quem busca por qualidade de vida no trabalho. Parecido com a rotina do home office, que não precisa da presença física no escritório da empresa, o anywhere office é  o futuro do trabalho e, claro, da experiência do colaborador por permitir espaços além do lar doce lar. 

Pode-se trabalhar do hotel, de uma cafeteria tomando aquele delicioso cafezinho da tarde, de um coworking… A única exigência é que o profissional  tenha acesso à internet e às ferramentas de trabalho, além da disciplina para lembrar que não está em férias.

Para que a modalidade seja fluída, é preciso que empresas contratantes invistam em boas ferramentas de trabalho, como sistemas de nuvens para armazenamentos, plataformas de comunicação, etc.

Benefícios para as empresas e colaboradores

Empresas que investem nesse modelo de trabalho remoto, conseguem quebrar paradigmas, reduzir custos,  além de atrair diferentes talentos que ficavam retidos devido às barreiras geográficas. A seguir, veja os benefícios:

Custos reduzidos - empresas que adotam a cultura do anywhere office conseguem reduzir gastos de infraestrutura, por exemplo. O Banco Inter é um modelo a se seguir: em menos de um ano, a empresa conseguiu economizar cerca de um milhão de reais. 

Além das fronteiras - Já escutou a famosa frase: “não temos profissional à altura na região?” Com a flexibilidade do espaço para trabalhar, empresas conseguem quebrar barreiras geográficas e conseguem captar talentos de diferentes locais do mundo. 


Flexibilidade e bem-estar - O modelo de trabalho também permite melhora na qualidade de vida do colaborador. Isso porque, com a possibilidade de adaptar horários e locais, os colaboradores conseguem programar seus horários com calma.   

Vantagens do anywhere office: 

  • Evita trânsitos quilométricos e estresse 

  • Economiza tempo de deslocamento 

  • Mais tempo com a família ou pets

  • Flexibilidade de horário

  • Aumento da segurança (assaltos, acidentes, etc.)


Posts relacionados