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Desenvolvimento Humano

Publicado em 25/04/2020 - 13:39h

O DESAFIO DE GERIR PESSOAS ATENTAS AO FUTURO


Artigo Publicado na Revista Febradisk - 4ª edição
Artigo Publicado na Revista Febradisk - 4ª edição

O Desafio de Gerir Pessoas Atentas ao Futuro

É sabido que gerir pessoas por si só já é um grande desafio e ele se torna ainda maior, quando a equipe é composta por pessoas visionárias, atentas às tecnologias e que buscam resultados mais rápidos, com qualidade e em menos tempo.  Apesar de estarmos rumo a um futuro em que a inteligência artificial já é uma realidade, pode parecer antagônico dizer que, o maior desafio é e será gerir as pessoas. Robert Steven Kaplan, Professor de Harvard, diz que o sucesso depende da coragem de se autoconhecer, o que provavelmente não nos causa nenhum espanto. E de fato, esse é o primeiro passo, obter o autoconhecimento e através dele, reconhecemos nossas potencialidades, limitações, inseguranças etc. Para quem ainda não conseguiu se conhecer de forma natural, é recomendável que realize o processo de Assessment, que aponta seus pontos fortes (que podem ser potencializados) e os limitantes (que são factíveis de desenvolvimento). O líder que tem uma percepção real de si mesmo consegue perceber o outro e lidar com ele de forma a desenvolvê-lo e empoderá-lo, tornando-o pessoa chave no alcance de resultados, principalmente se a equipe for de profissionais inovadores, tecnológicos e “antenados” com o futuro, pois estes precisam de liberdade de atuação e decisão, já que são “autônomos” e independentes. O líder nesse caso terá também o desafio de delegar responsabilidades e não tarefas, estabelecendo uma relação de confiança, que por sua vez, fará a equipe se sentir acolhida e valorizada. O bom Líder não tem receio de profissional inovador na equipe, pelo contrário, quer que tenha algo diferenciado para agregar aos demais e a ele mesmo. O Líder do futuro consegue absorver mudança, novas tecnologias e se adaptar a diversos ambientes com facilidade. Para isso, ele não só deve ter clareza das suas competências e limitações, mas deve também saber superá-las. Além do autoconhecimento e da relação de confiança, o gestor deve ter comunicação clara e propiciar um ambiente acolhedor e encorajador, onde as pessoas se sintam seguras e motivadas. É ainda um desafio tornar a equipe capaz de dar e receber feedbacks de forma profissional e ter foco no desenvolvimento individual e coletivo, objetivando o melhor e prazeroso resultado para todos os envolvidos.

(Rose Mary Barbosa da Silva - Fev/2019 - Revista FEBRADISK - Ed. 4)

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