SOMA

Desenvolvimento Humano

Publicado em 17/06/2019 - 16:50h

Dez passos para recrutamento e seleção de pessoas


Artigo da Revista Febradisk 1ª Edição
Artigo da Revista Febradisk 1ª Edição

Dez passos para recrutamento e seleção de pessoas

Na hora de recrutar e selecionar colaboradores para empresas é necessário seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é definir o perfil do cargo através de um levantamento da descrição de competências técnicas e comportamentais, pois direcionará todo o processo seletivo. E ainda, definir as responsabilidades, experiência, formação e conhecimento, assim como, salário e benefícios a serem oferecidos.


            Promover a divulgação da vaga nos sites da empresa, da consultoria contratada e outros especializados. A divulgação em redes sociais, principalmente no Linkedin, é obrigatória.


            O próximo passo é a análise do currículo, redes sociais e portfólio do candidato, considerando a trajetória acadêmica e profissional, comparando o candidato com o perfil do cargo em questão.


            A abordagem dos selecionados é outro passo primordial, onde identificamos a proximidade do candidato ao perfil do cargo, além do interesse dele pela oportunidade oferecida.


            Na fase seguinte, faz-se necessário a avaliação do conhecimento técnico através de testes e/ou entrevistas. É nessa etapa que validamos o conhecimento presente no currículo e na abordagem e se correspondem aos exigidos para o desempenho do cargo.


            Outra ferramenta, mas opcional, a depender do cargo é a dinâmica de grupo, promoção de games, capazes de avaliar o candidato em um processo de simulação de atividades. Essas atividades lúdicas permitem observar de uma forma lúdica(analítica), características atitudinais do candidato, prevendo suas ações futuras.


            A etapa de entrevista comportamental (por competência) é imprescindível em um processo seletivo. É nela que, através das informações do candidato, podemos prever o seu desempenho futuro, baseado na análise do seu desenvolvimento profissional e pessoal, possibilitando identificar as competências aderentes ao cargo e à cultura da empresa.


            A aplicação de testes psicológicos também é um instrumento de avaliação de perfil. Através deles, podemos avaliar, do ponto de vista científico, características do candidato.


            Seleção de pessoas é um processos de comparação, logo, ao final da seleção, será realizado um ranking, onde ficarão três candidatos finalistas, aqueles mais próximos ao perfil do cargo para validação e definição do “dono da vaga”.


            Apesar ser de fundamental importância, muitas empresas esquecem de dar retorno aos  participantes do processo seletivo. Tal ação, transmite credibilidade à empresa, assim como evita malograr expectativas na pessoa e é uma demonstração de respeito ao profissional. Vale ressaltar que os passos elencados poderão ser realizados todas ou em parte, a depender do perfil do cargo.

SOMA - Brasília
SRTVN Quadra 701 - Ed. Centro Empresarial Norte
Bloco "A" - salas 812/814/816
Cep: 70710-200 - Brasília-DF
Fone: (*61) 3030-3131

2019 © SOMA Desenvolvimento. Todos os direitos reservados.